O que é branding e como aplicar essa estratégia na sua loja virtual

Tamiris R. Lima 7 min de leitura

Se destacar em meio à concorrência é um dos grandes desafios de quem deseja ter uma loja virtual. Por isso, saber como colocar em prática a estratégia que chamamos de branding pode fazer toda a diferença.

Em um mercado que abre as portas para marcas novas todos os dias, é através do branding que você consegue tornar sua presença no ambiente digital mais consistente e se conectar melhor com o seu público.

Isso faz com que a sua marca seja lembrada mesmo frente a concorrentes que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você, garantindo que a sua loja virtual atraia e retenha mais clientes.

Então, se o seu objetivo é aprender como fazer isso, este é o conteúdo certo para você!

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O que é branding?

A palavra “brand”, em inglês, quer dizer “marca”. O branding, por sua vez, é a forma como a marca é trabalhada para que transmita a identidade de determinado negócio e gere conexão com seu público.

Sabe aquelas marcas que são queridinhas no mercado e carregam elementos que a gente, quando vê, já relaciona automaticamente com elas? Esse é o resultado de uma estratégia de branding bem executada.

Para chegar lá, alguns pontos precisam ser definidos, como a brand persona, a identidade visual e a linguagem da marca.

Isso é o que vai constituir a sua “personalidade” e fazer com que ela se diferencie das demais.

Assim, você cativa seu público ao “falar a mesma língua” que ele e atrai mais clientes ao ter sua marca reconhecida, se tornando a primeira opção quando pensam em produtos ou serviços do seu segmento.

Ok, mas e como se faz isso? É sobre o que vamos falar a seguir:

Como elaborar a estratégia de branding da sua loja virtual

Antes de mais nada, vale ressaltar que uma estratégia de branding é uma das primeiras coisas que você deve fazer ao criar uma loja virtual.

Isso porque, quanto antes sua estratégia for elaborada, mais rápido você conseguirá fazer com que sua marca seja notada no mercado.

Então, ao invés de considerar essa uma tarefa que pode ser deixada para depois, pense que é um investimento para começar com o pé direito e ter melhores resultados.

Agora, vamos aos 5 passos que vão te ajudar com isso:

1 – Entenda seu público

Não é à toa que este é o primeiro passo da lista, já que entender seu público é o que vai te guiar ao longo de todo o processo do branding.

Faça uma pesquisa em sites e grupos do seu segmento para saber quais são as pessoas que mais consomem aquilo que você deseja vender.

Depois, busque identificar como elas se comportam, quais são suas necessidades, em quais meios digitais estão presentes e até mesmo em quais lojas costumam comprar.

Anote questões como: qual é o gênero da maior parte desse público? Qual sua faixa etária?  

Com essas respostas, você vai conseguir fazer com que suas estratégias de branding e vendas sejam direcionadas ao público que deseja atingir, aumentando suas chances de lucro.

2 – Estabeleça o posicionamento da sua marca

Como dissemos, trabalhar uma marca ajuda a transmitir melhor sua identidade. E para que essa identidade seja única, o segundo passo a ser tomado é estabelecer um posicionamento.

Quais são os valores que você quer que a sua marca carregue? Quais sentimentos e adjetivos você atribuiria a ela? Qual é o objetivo que você deseja alcançar através dela?

Escreva cada uma dessas respostas de forma clara e concisa. Tanto para compartilhar com as pessoas que forem trabalhar com você como para exibir na sua loja virtual, para que seus clientes se identifiquem.

Por mais simples que pareça, essa ação tem muita influência sobre a decisão de compra. Isso porque, hoje em dia, as pessoas não buscam apenas por produtos ou serviços, mas também por marcas que tenham ideais alinhados com os delas.

Assim, você não apenas garante mais vendas, mas também fideliza seus clientes.

3 – Defina uma brand persona

Você já deve ter ouvido falar de “persona” como uma representação dos consumidores de um negócio. A brand persona, por sua vez, é aquela que vai representar a sua marca.

Imagine que todas as características que você definiu nos passos anteriores formam uma pessoa. Tendo ela em mente, fica mais fácil exteriorizar essas características para o mundo.

Isso não significa que você precisa criar uma personagem virtual para a sua marca. É só um exercício para te ajudar a construir e mostrar a personalidade que imaginou de maneira mais consistente.

Mais uma vez, coloque essa definição no papel: quais são os gostos da sua brand persona, seu jeito de ser e de agir.

Isso vai facilitar a sua interação com o público e tornar sua loja virtual mais querida por quem a conhece, como se fosse uma amiga.

4 – Crie uma identidade visual

Agora, sua missão é transferir as características que atribuiu à sua marca para símbolos, cores e fontes que a representem.

Essa é uma etapa muito importante. Afinal, a primeira impressão que as pessoas vão ter da sua loja virtual é o seu visual.

Os principais elementos que compõem uma identidade visual são:

  • Logotipo: a representação gráfica da sua marca. Para criar o seu, pense em algo que combine com o seu negócio e seja diferente da concorrência.
  • Cores: as cores têm o poder de despertar emoções nas pessoas. Por isso, estude sobre elas antes de escolher a paleta da sua loja virtual, que também deve ser exibida nos outros canais em que sua marca estiver presente.
  • Tipografia: a fonte utilizada na sua loja virtual. Assim como as cores, escolher uma fonte atrativa contribui para que as pessoas apreciem a navegação no seu site.

Definindo esses elementos, você chegará a uma identidade visual sólida, que vai ajudar a sua marca a ser lembrada.

5 – Encontra a voz da sua marca

Por fim, você deve estabelecer qual será a linguagem que a sua marca vai utilizar na hora de se comunicar com o público.

Para isso, pense na persona que você criou e em como ela se comunicaria: de um jeito mais formal? Ou mais coloquial, com uso de gírias? Ela é descontraída ou mais séria? Usa emojis? Gosta de memes?

Tudo isso precisa ser mapeado e seguido de forma consistente, tanto nos textos que forem estar na sua loja virtual quanto nas suas redes sociais, em anúncios, e-mails, canais de atendimento etc.

É claro que, dependendo da situação, a voz pode – e deve – mudar. Isso é o que chamamos de “tom”, que se adequa a diferentes canais e cenários.

Mesmo uma voz descontraída pode soar mais séria em determinadas circunstâncias. O importante é que as pessoas sempre consigam reconhecer a brand persona por trás dela.

Lembre que palavras têm peso, em especial as que representam uma marca. Por isso, mantenha sempre uma comunicação clara, amigável e acessível a todos.

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Em que canais colocar sua estratégia de branding em ação

Agora que você já sabe quais passos seguir para elaborar sua estratégia de branding, resta a questão: onde aplicar tudo isso?

Os principais meios são:

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, na verdade, pode ser utilizado em diferentes canais, como redes sociais, newsletter, blog e até mesmo o YouTube.

Ele te ajuda a atrair e reter clientes através de conteúdos qualificados. Ou seja, que despertem o interesse das pessoas e façam com que elas passem a confiar na sua marca.

Além de agregar valor ao conteúdo que você compartilha com o seu público, é importante que ele carregue a identidade visual e a linguagem que foram estabelecidas para a sua marca.

Redes sociais

Para ter uma loja virtual amplamente conhecida nos dias de hoje, é necessário expandir sua presença digital, o que inclui as redes sociais.

Elas se tornaram quase que uma segunda vitrine para muitos negócios. Além de serem um canal popular para compartilhamento de conteúdos de qualidade, como mencionamos acima.

Através das redes sociais, você consegue aumentar seu alcance e também mostrar para o mundo as características que compõem a sua marca. Como se fosse uma extensão da sua loja virtual.

Ah, e não se esqueça de manter a consistência de linguagem também nos comentários que responder e no atendimento aos seus clientes.

Sua loja virtual

E como não podia faltar, o principal meio em que você deve expor o resultado da sua incrível estratégia de branding é sua própria loja virtual!

Em todas as páginas, seja na home, na página de categorias ou de produtos: sua identidade visual e linguagem devem ocupar cada espaço.

Você também pode exibir os valores da sua marca para que o seu público leia e se identifique com eles, fortalecendo a conexão entre os dois.

E para que essa tarefa se torne mais fácil, é sempre bom poder contar com uma ferramenta que ofereça diferentes opções de personalização e seja eficaz quando o assunto é o desempenho da sua loja virtual, certo?

A seguir, vamos te apresentar a solução ideal para isso 👇

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Hora de colocar seus aprendizados em prática

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