O comércio eletrônico vem se expandindo cada vez mais nos últimos anos e as expectativas para o setor só crescem e evoluem. Para os lojistas, é fundamental estar atualizado sobre as tendências e uso de tecnologia no e-commerce para oferecer a melhor experiência para os clientes.
Afinal, as estratégias e tecnologias certas podem impulsionar o crescimento dos negócios, melhorar a satisfação dos clientes e aumentar as vendas.
Neste artigo, vamos apresentar 7 tendências para o uso de tecnologia no e-commerce para os lojistas ficarem de olho em 2023. Não fique para trás no mercado e confira agora 👇
7 tendências do e-commerce em 2023
A seguir listamos 7 tecnologias e tendências do e-commerce para ficar de olho em 2023.
As tendências abrangem desde estratégias de vendas, como o omnichannel e headless commerce, até o uso de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para otimizar o atendimento ao cliente e personalizar a experiência de compra.
1. Omnichannel
Omnichannel é uma estratégia de vendas que busca integrar os diversos canais de venda do e-commerce – como site, redes sociais e WhatsApp – a fim de unificar a jornada de compra e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Essa estratégia se baseia no fato de que o consumidor utiliza vários canais de comunicação e vendas e espera encontrar a mesma qualidade de serviço e preços dos produtos em todos eles.
É uma forma de integrar canais físicos e digitais, portanto, é comum que lojas físicas ofereçam ao cliente a possibilidade de comprar no site e retirar no local, a fim de diminuir o tempo de espera da entrega. Porém, adotar uma estratégia omnichannel não é exclusividade das lojas físicas que possuem canais online.
Uma maneira de aplicar a tendência do omnichannel no e-commerce é integrar diferentes canais de comunicação e vendas, como redes sociais e WhatsApp.
E mais: isso permite que o cliente tenha uma experiência unificada, podendo fazer compras ou continuar a mesma experiência em várias plataformas com uma comunicação personalizada em cada uma delas.
2. Big Data
Big Data é o termo usado para descrever um grande conjunto de dados que, quando analisados, podem revelar padrões, tendências e informações úteis para a tomada de decisões.
No e-commerce, o Big Data é usado para coletar e analisar informações sobre os clientes, como histórico de compras, dados de navegação pelo site e interação com canais de comunicação. O objetivo é mapear o comportamento do consumidor para oferecer uma experiência de compra personalizada.
Dessa forma, com esses dados em mãos, é possível criar sugestões de produtos mais acertadas para aplicar as estratégias de cross sell e upsell.
Além disso, o uso da tecnologia para análise de dados da base de clientes é muito útil para entender exatamente quem é o público que está sendo atraído para a loja. Por exemplo, se corresponde com o público-alvo desejado.
Também auxilia na criação de campanhas de marketing mais eficientes e permite identificar problemas e oportunidades de melhoria no processo de vendas e na gestão do negócio como um todo.
O uso estratégico da tendência de Big Data no e-commerce é um grande diferencial competitivo para tomada de melhores decisões na empresa.
Leia também: As 5 melhores práticas de gestão financeira para e-commerce
Contudo, é importante lembrar que o e-commerce deve estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e solicitar explicitamente a autorização dos usuários na coleta de dados, assim como deve explicar exatamente como os dados coletados serão utilizados.
3. Realidade Aumentada
A realidade aumentada é uma das principais tendências do e-commerce para ficar de olho em 2023, principalmente para lojistas dos segmentos de moda, beleza e decoração.
Trata-se de uma das tecnologias no e-commerce mais inovadoras para atrair mais clientes para o e-commerce. Afinal, a impossibilidade de experimentar o produto é uma das objeções na hora de fazer compras online.
Por meio da tecnologia da realidade aumentada no e-commerce, os clientes conseguem visualizar por meio de imagens 3D como o produto interage com o mundo real.
Sendo assim, é possível que o cliente experimente objetos de decoração, como quadros e vasos no ambiente desejado, além de provar roupas, acessórios e maquiagens com o provador virtual.
4. Personalização de produtos
Outra tendência do e-commerce é a personalização. Essa estratégia aposta na exclusividade e individualidade de cada cliente, oferecendo a possibilidade de adquirir um produto totalmente exclusivo.
Essa tendência se baseia na ideia de que os clientes querem mais do que apenas comprar produtos, eles querem se sentir únicos e ter produtos que sejam exclusivos para eles.
A personalização de produtos permite que o cliente escolha características específicas do produto, como cores, estampas, frases impressas, materiais fonte usada, etc.
Isso faz com que os clientes se sintam parte do processo de criação do produto e ajuda na fidelização, uma vez que eles se sentirão mais conectados com a marca por possuir um produto com características que os outros não têm.
5. Chatbots
Segundo o CX Trends 2023, 65% dos consumidores afirmam que já desistiram de finalizar alguma compra devido a uma experiência ruim. A qualidade do atendimento ao cliente tem um papel importante na experiência do cliente.
Uma forma de oferecer um atendimento mais rápido e eficiente aos clientes é usando chatbots no e-commerce.
Os chatbots são uma espécie de assistente virtual para o e-commerce. Funcionam por meio de uma inteligência artificial que conversa com os consumidores em tempo real, simulando uma interação humana.
Assim, eles podem ser configurados para responder às dúvidas mais frequentes, como formas de pagamento, prazos de entregas, garantias, termos de devolução, etc.
Os chatbots podem ser adicionados tanto no site da loja quanto nas redes sociais, e-mail e WhatsApp, o que permite que o cliente possa ser prontamente atendido em qualquer canal.
Uma das principais vantagens de usar chatbots no e-commerce é que a equipe de atendimento não fica sobrecarregada.
Com as principais dúvidas dos consumidores sendo respondidas em segundos, os profissionais do atendimento podem focar em resolver os casos mais complexos.
Outra vantagem dos chatbots é que a tecnologia funciona 24h por dia, sendo assim, o cliente pode entrar em contato a qualquer momento. Isso diminui o tempo de espera pelo atendimento e aumenta a satisfação do cliente.
6. Busca por voz
A busca por voz é um recurso que permite que os usuários procurem informações usando apenas a fala, sem precisar digitar o termo de pesquisa.
É uma tendência cada vez mais utilizada e disponível em diversas tecnologias, como os mecanismos de busca da internet e assistentes virtuais como Siri, Alexa, Google Home, Cortana, etc.
Uma das principais vantagens da busca por voz é que ela torna o processo de pesquisa mais ágil para o usuário. É um recurso muito útil para pessoas que fazem pesquisas enquanto estão na rua, por exemplo, e não podem parar para digitar.
Além disso, a busca por voz é uma tecnologia importante para trazer acessibilidade para o e-commerce. Isso porque esse recurso é especialmente importante para pessoas com deficiências físicas, visuais e não alfabetizadas que possuem dificuldades para digitar no celular ou usar o mouse no computador.
A busca por voz é uma tecnologia no e-commerce que faz o reconhecimento de fala com uso de inteligência artificial. Com esse recurso, basta o consumidor verbalizar o item que deseja e a IA automaticamente transcreve o texto.
7. Headless Commerce
Headless commerce é uma tendência relativamente nova no e-commerce. Se refere a uma arquitetura de comércio eletrônico em que o front-end (a interface do usuário) e o back-end (as operações comerciais) são separados.
Dessa forma, a interface do usuário (que pode ser um aplicativo, um site, uma loja) pode ser atualizada ou substituída a qualquer momento sem afetar as operações comerciais do sistema.
Isso é possível graças ao uso de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) que conecta front-end e back-end do sistema de comércio eletrônico.
Com essa abordagem, os desenvolvedores têm mais liberdade e flexibilidade para criar interfaces de usuário personalizadas e integrá-las com diferentes plataformas e sistemas de gerenciamento.
Uma das vantagens do Headless Commerce é a alta possibilidade de customização do site. Com a separação do front e back end é possível fazer diversos testes, experimentar recursos e oferecer experiências de compra únicas para os usuários.
Vamos usar tecnologia no e-commerce?
O e-commerce é um setor em constante evolução, e estar atento às tendências é importante para manter-se competitivo no mercado.
Adotar essa tecnologia no e-commerce pode ajudar os lojistas a impulsionarem o crescimento de seus negócios, melhorar a experiência dos clientes e aumentar as vendas. Para saber como garantir mais lucro no seu e-commerce, confira nosso guia sobre como fazer vendas online!
* Conteúdo enviado pela equipe Empreender.